A arte do processo
- Bah Mendes
- 6 de out. de 2022
- 1 min de leitura
"por ser uma técnica muito lenta, o processo é o seu guia"

O trecho a cima estava em um livro que falava sobre o bordado. Quem me acompanhou no último ano já me viu flertando com suas linhas e agulhas. Porém, quando me deparei com a frase, logo me lembrei do macramê.
Costumo fazer peças apenas sob encomenda, do interesse do cliente até a entrega o caminho costuma ser logo. Não necessariamente muito tempo, mas no interno, me consome de forma lenta. A conexão com o pedido, com o propósito, com o destino do trabalho e o meu momento.
Depois que desejamos juntos o modelo, após aprovação de orçamento e demais burocracias, começo o trançado. Vem de dentro para fora, muitas vezes os planos vão mudando no meio do caminho, nunca desfaço um pedaço, ainda não aconteceu, o normal são mudanças daqui para frente. Uma conta errada pode alterar o resultado e ou os próximos passos. As vezes me tira da zona de conforto, gosto disso e aproveito a chance de me reinventar. Quando altera meu humor, paro, deixo o macramê a vista, por horas ou dias, quando volto me reconecto de um novo jeito, como que já sabendo o que será, e sempre aberta ao novo.
Por vezes, me acompanha um podcast, uma música, no entanto, o normal é um silêncio que dá espaço para a mente, histórias são contadas a cada conjunto de nós.
Cada encomenda é uma experiência, cada nó me enlaça de forma diferente, cada final me traz sabedoria para os novos começos.
Veja mais trabalhos por aqui e faça pedidos por mensagens. <3





Comentários